MANUEL PATINHA






HERMES


La tradiçao diz que Hermes, filho de Zeus, é o deus olímpico mensajeiro, das fronteiras e dos viajeros que as cruzan, dos pastores, dos oradores e do ingénio, etc,....Evidentemente se hao atribuído inúmeras formas de actuaçao, de comportamentos para bem como para mal, o que nao deixa de ser alvo de apreciaçoes..... Iconográficamente, a Hermes se retratou de muitas maneiras en todas as geraçoes anteriores a quais puderan por á prova a sua capacidade de imaginaçao e criadora. En uma delas, a sua representaçao se faz levando un chapéu de asa grande ( parte superior da escultura ), para  proteger-se do sol e da chuvia, tal como o usavan os viajeiros (parte inferior da escultura, corpulenta e dando uma visao de poderio atlético).
Quando por primeira vez visitei o lugar donde seria instalada a escultura, nun novo parque da cidade, com amplitude de espaço e zonas verdes, pensei en uma figura de carácter histórico, embora tratada estéticamente con uma linguajem de acordo com o tempo en que vivimos.  Assim foi, como nasceu a ideia de realizar algo que pudera ter certo parantesco com a figura mitológica grega.

“Hermes”  2013. Escultura realizada en aço corten e aço inoxidavel, ten um altura aproximadamente de 460 cm.   Estructura robusta e de fácil conservaçao



escultor  Manuel Patinha




Sem comentários:

Enviar um comentário